ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO
DIAGNÓSTICO- Professores, funcionários e pais | OBJETIVOS GERAIS | METAS/ OBJETIVOS ESPECÍFICOS | AÇÕES Método / duração | CUSTO | RESPONSÁVEIS | ITENS PARA AVALIAÇÃO |
Falta de segurança na escola, falta do muro no entorno (alambrado). | Promover a segurança e bem estar dos alunos. Tranqüilizar os pais. Preservar o ambiente escolar. | Construção do muro no entorno da escola. | Solicitar junto à Secretaria da Educação, que seja agilizada a construção do muro. | Levantamento realizado pela Secretaria de Obras através de licitação. | Prefeitura Municipal de Franca e firma vencedora da licitação | Acompanhamento da construção. Satisfação da equipe e da comunidade. |
Ação de vândalos. | Minimizar a entrada de estranhos no interior da escola nos finais de semanas. | Instalação de câmeras, espetinas e a construção do muro. | Solicitar junto à Secretaria os recursos que proporcionem a segurança à escola. | Levantamento de preços junto às firmas prestadoras de serviço por intermédio da Secretaria. | Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de obras. | Observação do bem estar dos alunos e preservação do espaço escolar. |
Quadra esportiva necessita de reparos e limpeza. | Proporcionar melhor espaço para atividades físicas. | Reparação da quadra, instalação de arquibancadas e materiais necessários aos diferentes tipos de jogos coletivos. | Anexar a melhoria na lista de reparos e reformas da escola. | Inserir o custo no total das despesas com a reforma e ampliação. | Prefeitura Municipal de Franca e empresa contratada. | Acompanhar o trabalho da firma contratada. O desempenho dos alunos e professores responsáveis pelas atividades físicas. |
Espaço físico inadequado e insuficiente para atender a demanda e projetos realizados na escola. | Adequar o espaço para atender as necessidades da escola. | Ampliar o número de salas para projetos e instalar recursos e equipamentos para o desenvolvimento dos mesmos: Projeto de Música, Biblioteca, Sala de Recursos. | Acompanhar a construção e instalação das salas. | Custo inserido nas despesas da reforma e ampliação. | Prefeitura Municipal e empresa contratada. | Desempenho dos alunos, o envolvimento e desenvolvimento dos projetos. Cronograma para utilização dos recursos: material da biblioteca, jogos, etc. |
Ventilação e iluminação insuficiente num dos blocos de salas de aulas da escola. | Tornar as salas mais arejadas e iluminadas. | Remover a parede construída ao longo de um dos corredores. | Solicitar a remoção da parede logo após a construção do muro no entorno. | Inserido no total da ampliação e reforma. | Prefeitura Municipal, Secretaria e empresa contratada. | O conforto e bem estar dos alunos, professores e funcionários. |
Entrada e saída dos alunos, embarque e desembarque, aglomeração de pais, fila dupla de veículos, provocando situações de risco às crianças. | Tornar mais segura o embarque e desembarque de alunos na entrada e saída dos períodos de aulas. | Solicitar a inversão de mão das ruas no entorno da escola. | Pintura de faixas, instalação de sinalização de trânsito e espaço para parada de ônibus e vans escolares. | Parceria da Secretaria de Segurança e Departamento de Trânsito. Parceria da Auto Vias. R$ 50,00 para faixas e impressão de panfletos confeccionados pelos alunos, no sentido de conscientização dos pais e da comunidade, para o respeito às normas de trânsito. | Parceria da Secretaria de Segurança e Departamento de Trânsito | A mudança de comportamento de motoristas e pedestres na porta da escola. |
Falhas na comunicação interna com desencontros de informações. | Equipar a escola com equipamentos mais atualizados e modernizar a comunicação. | Tornar mais eficiente a comunicação entre a equipe escolar em todos os seus segmentos | Instalação de murais em pontos estratégicos da escola e caixas de som no interior de cada sala de aula. | Realizar o levantamento de custos por ocasião da instalação dos equipamentos, com recursos da APM. | Equipe gestora | Avaliar a eficiência da transmissão de avisos e agilidade dos mesmos. |
A presença dos pais e da comunidade, em geral, ainda insatisfatória. | Firmar a parceria da comunidade e estreitar a qualidade dos laços em comum. | Ampliar a presença dos pais e comunidade na escola e tornar mais eficiente o acompanhamento na vida escolar das crianças. | Organizar encontros e reuniões em horário mais conveniente aos pais, aprimorar a prática de comunicação com os mesmos e planejar com mais cuidado os temas das palestras, já existentes. | R$ 150,00, por encontro, para despesas em papéis para os comunicados, tinta para impressão, brindes para sorteio nas reuniões de pais e aos especialistas convidados para as palestras, café para os presentes nos encontros.(bimestrais) | Equipe gestora, professores e funcionários. | O aumento da participação e presença da comunidade na escola. Lista de presença. |
Ampliar a participação nos órgãos dos colegiados: APM e CE. | Firmar a parceria da comunidade e estreitar os laços e interesses em comum. | Aumentar a participação dos pais nos colegiados, esclarecer a importância dos mesmos para a escola e qualidade no ensino oferecido. | Eleger, entre os pares, representantes de pais em cada turma, delegar aos eleitos responsabilidades para que tenham oportunidade de estarem sempre presentes nas decisões a serem tomadas pela escola. Informar sobre a importância de cada um dos colegiados, tornar mais agradável os encontros ordinários e /ou extraordinários dos mesmos. | R$ 50,00 (bimestrais),para as despesas com papeis para os comunicados, tinta para impressão e café para os componentes dos órgãos. | Gestor escolar e equipe. | A melhoria na qualidade das ações realizadas e lista de presença. Observar se houve aumento na participação dos pais nos colegiados. |
Ineficiência na utilização de recursos pedagógicos por parte dos professores. | Melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos. | Tornar mais eficientes e interessantes as aulas. Construir e desenvolver competências e habilidades necessárias aos alunos. | Oportunizar espaço para a formação dos docentes à respeito da utilização dos diferentes recursos e equipamentos no sentido de facilitar a prática pedagógica. | Gestor escolar, coordenadora pedagógica e equipe. | O desempenho dos alunos e qualidade das aulas oferecidas. Avaliar as praticas dos professores quanto o uso de recursos e materiais concretos. | |
Elevar a qualidade do ensino e aprendizagem e os índices das avaliações externas: Prova Brasil, Avalia e SARESP. | Garantir mais qualidade no processo de ensino. Garantir o cumprimento das metas estabelecidas para cada ano do ciclo. | Assegurar que os professores cumpram o plano de metas estabelecido pela SME. Oportunizar aos alunos, melhores condições de aprendizagem. | Utilizar as REPs- Reunião de Estudos Pedagógicos (semanais) para formação dos professores com temas de interesse e necessidade do grupo. Monitorar os planos de aulas e acompanhar o trabalho dos professores em sala; Tornar mais efetivo os atendimentos individuais aos professores. Propor diferentes estratégias de ensino às diferentes necessidades dos alunos em suas individualidades. Propor a aplicação de simulados e avaliações internas para diagnóstico, bimestralmente. Aprimorar os encaminhamentos dos alunos com dificuldades de aprendizagem à Recuperação Paralela e atendimentos a especialistas como: pedagoga, neurologista, fonoaudióloga, psicóloga... Reunião de pais para compartilhar o desempenho dos alunos. | R$200,00 (bimestrais) para papéis, tinta para impressão e cópias de documentos e comunicados. | Diretora; Coordenadora; Orientadora; Pedagoga; Professores; Funcionários | Análise dos resultados internos,como simulados, avaliações, sondagens e plano de metas . Registro das reuniões de estudos pedagógicos; Registro das reuniões de pais com a socialização de pauta e lista de presença . Acompanhamento dos registros dos professores nos diário de classe, plano de aula e relatórios dos alunos. Análise dos resultados das avaliações externas. |
Os itens, onde não são mencionados os custos, estão inseridos no plano municipal da construção de novas dependências da escola e reformas das já existentes. A comunidade tomou parte reinvidicando a retirada de um muro construído em 2009 e que tornou uma das alas da escola sem ventilação e com iluminação precária. Atendendo ao pedido da equipe escolar, via ofícios, e da própria comunidade, a Secretaria Municipal de Educação acionou a Secretaria de Obras e Planejamento que, numa avaliação da parte física do prédio e do aumento da demanda, associado à elaboração e desenvolvimento de novos projetos envolvendo a comunidade local, resolveu atender as solicitações feitas.
A comunicação da reforma e ampliação, solicitadas pela comunidade, foram apresentadas na reunião de pais, através da planta baixa fornecida pela Secretaria de Planejamento, para aprovação ou não dos solicitantes. Foi aprovada a proposta da Secretaria e, a comunidade está no aguardo do início dos trabalhos.
E outros itens, como a ineficiência da comunicação interna, não constam os custos, pois a realização destas ações aguarda a reforma do espaço escolar e da construção do muro para minimizar a invasão de vândalos, que comprometem o espaço interno da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário