sábado, 22 de outubro de 2011

PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA

ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO

DIAGNÓSTICO-
Professores, funcionários e pais
OBJETIVOS GERAIS
METAS/ OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Método / duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO
 Falta de segurança na escola, falta do muro no entorno (alambrado).
Promover a segurança e bem estar dos alunos.
Tranqüilizar os pais.
Preservar o ambiente escolar.
Construção do muro no entorno da escola.
Solicitar  junto à Secretaria da Educação, que seja agilizada a construção do muro.
Levantamento realizado pela Secretaria de Obras através de licitação.
Prefeitura Municipal de Franca e firma vencedora da licitação
Acompanhamento da construção.

Satisfação da equipe e da comunidade.
Ação de vândalos.
Minimizar a entrada de estranhos no interior da escola nos finais de semanas.
Instalação de câmeras, espetinas e a construção do muro.
Solicitar junto à Secretaria os recursos que proporcionem a segurança à escola.
Levantamento de preços junto às firmas prestadoras de serviço por intermédio da Secretaria.
Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de obras.
Observação do bem estar dos alunos e preservação do espaço escolar.
Quadra esportiva necessita de reparos e limpeza.
Proporcionar melhor espaço para atividades físicas.
Reparação da quadra, instalação de arquibancadas e materiais necessários aos diferentes tipos de jogos coletivos.
Anexar a melhoria na lista de reparos e reformas da escola.
Inserir o custo no total das despesas com a reforma e ampliação.
Prefeitura Municipal de Franca e empresa contratada.
Acompanhar o trabalho da firma contratada.
O desempenho dos alunos e professores responsáveis pelas atividades físicas.
Espaço físico inadequado e insuficiente para atender a demanda e projetos realizados na escola.
Adequar o espaço para atender as necessidades da escola.
Ampliar o número de salas para projetos e instalar recursos e equipamentos para o desenvolvimento dos mesmos: Projeto de Música, Biblioteca,  Sala de Recursos.
Acompanhar a construção e instalação das salas.
Custo inserido nas despesas da reforma e ampliação.
Prefeitura Municipal e empresa contratada.
Desempenho dos alunos, o envolvimento e desenvolvimento
dos projetos.
Cronograma para utilização dos recursos: material da biblioteca, jogos, etc.







Ventilação e iluminação insuficiente num dos blocos de salas de aulas da escola.
Tornar as salas mais arejadas e iluminadas.
Remover a parede construída ao longo de um dos corredores.
Solicitar a remoção da parede logo após a construção do muro no entorno.
Inserido no total da ampliação e reforma.
Prefeitura Municipal, Secretaria e empresa contratada.
 O conforto e bem estar dos alunos, professores e funcionários.
Entrada e saída dos alunos, embarque e desembarque, aglomeração de pais, fila dupla de veículos, provocando situações de risco às crianças.
Tornar mais segura o embarque e desembarque de alunos na entrada e saída dos períodos de aulas.
Solicitar a inversão de mão das ruas no entorno da escola.
Pintura de faixas, instalação de sinalização de trânsito e espaço para parada de ônibus e vans escolares.
Parceria da Secretaria de Segurança e Departamento de Trânsito.
Parceria da Auto Vias.

R$ 50,00 para faixas e impressão de panfletos confeccionados pelos alunos, no sentido de conscientização dos pais e da comunidade, para o respeito às normas de trânsito.
Parceria da Secretaria de Segurança e Departamento de Trânsito
A mudança de comportamento de motoristas e pedestres na porta da escola.
Falhas na comunicação interna com desencontros de informações.
Equipar a escola com equipamentos mais atualizados e modernizar a comunicação.
Tornar mais eficiente a comunicação entre a equipe escolar em todos os seus segmentos
Instalação de murais em pontos estratégicos da escola e caixas de som no interior de cada sala de aula.
Realizar o levantamento de custos por ocasião da instalação dos equipamentos, com recursos da APM.
Equipe gestora
Avaliar a eficiência da transmissão de avisos e agilidade dos mesmos.
A presença dos pais e da comunidade, em geral, ainda  insatisfatória.
Firmar a parceria da comunidade e estreitar a qualidade dos laços em comum.
Ampliar a presença dos pais e comunidade na escola e tornar mais eficiente o acompanhamento na vida escolar das crianças.
Organizar encontros e reuniões em horário mais conveniente aos pais, aprimorar a prática de comunicação com os mesmos e planejar com mais cuidado os temas das palestras, já existentes.
R$ 150,00, por encontro, para despesas em
papéis para os comunicados, tinta para impressão, brindes para sorteio nas reuniões de pais e aos especialistas convidados para as palestras, café para os presentes nos encontros.(bimestrais)
Equipe gestora, professores e funcionários.
O aumento da participação e presença da comunidade na escola.
Lista de presença.
Ampliar a participação nos órgãos dos colegiados: APM e CE.
Firmar a parceria da comunidade e estreitar os laços e interesses em comum.
Aumentar a participação dos pais nos colegiados, esclarecer a importância dos mesmos para a escola e qualidade no ensino oferecido.
Eleger, entre os pares, representantes de pais em cada turma, delegar aos eleitos responsabilidades para que tenham oportunidade de estarem sempre presentes nas decisões a serem tomadas pela escola. Informar sobre a importância de cada um dos colegiados, tornar mais agradável os encontros ordinários e /ou extraordinários dos mesmos.
R$ 50,00 (bimestrais),para as
despesas com papeis para os comunicados, tinta para impressão e café para os componentes dos órgãos.
 Gestor escolar e equipe.
A melhoria na qualidade das ações realizadas e lista de presença.

Observar se houve aumento na participação dos pais nos colegiados.













Ineficiência na utilização de recursos pedagógicos por parte dos professores.
Melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos.
Tornar mais eficientes e interessantes as aulas.
Construir e desenvolver competências e habilidades necessárias aos alunos.

Oportunizar espaço para a formação dos docentes à respeito da utilização dos diferentes recursos e equipamentos no sentido de facilitar a prática pedagógica.

Gestor escolar, coordenadora pedagógica  e equipe.
O desempenho dos alunos e qualidade das aulas oferecidas.
Avaliar as praticas dos professores quanto o uso de recursos e materiais concretos.
Elevar a qualidade do ensino e aprendizagem e os índices das avaliações externas: Prova Brasil, Avalia e SARESP.




 Garantir mais qualidade no processo de ensino.
Garantir o cumprimento das metas estabelecidas para cada ano do ciclo.



Assegurar que os professores cumpram o plano de metas estabelecido pela SME.
Oportunizar aos alunos, melhores condições de aprendizagem.


Utilizar as REPs- Reunião de Estudos Pedagógicos (semanais) para formação dos professores com temas de interesse e necessidade do grupo.
Monitorar os planos de aulas e acompanhar o trabalho dos professores em sala;
Tornar mais efetivo os atendimentos individuais aos professores.
Propor diferentes estratégias de ensino às diferentes necessidades dos alunos em suas individualidades.
Propor a aplicação de simulados e avaliações internas para diagnóstico, bimestralmente.
Aprimorar os encaminhamentos dos alunos com dificuldades de aprendizagem à Recuperação Paralela e atendimentos a especialistas como: pedagoga, neurologista, fonoaudióloga, psicóloga...
Reunião de pais para compartilhar o desempenho dos alunos.


R$200,00 (bimestrais) para papéis, tinta para impressão e cópias de documentos e comunicados.

Diretora;
Coordenadora;
Orientadora;
Pedagoga;
Professores;
Funcionários
Análise dos resultados internos,como simulados, avaliações, sondagens  e plano de metas .
Registro das reuniões de estudos pedagógicos;
Registro das reuniões de pais  com a socialização de pauta e lista de presença .
Acompanhamento dos registros dos professores nos           diário de classe, plano de aula e relatórios dos alunos.
Análise dos resultados das avaliações externas.

         
              Os itens, onde não são mencionados os custos, estão inseridos no plano municipal da construção de novas dependências da escola e reformas das já existentes. A comunidade tomou parte reinvidicando a retirada de um muro construído em 2009 e que tornou uma das alas da escola sem ventilação e com iluminação precária. Atendendo ao pedido da equipe escolar, via ofícios, e da própria comunidade, a Secretaria Municipal de Educação acionou a Secretaria de Obras e Planejamento que, numa avaliação da parte física do prédio e do aumento da demanda, associado à elaboração e desenvolvimento de novos projetos envolvendo a comunidade local, resolveu atender as solicitações feitas.
            A comunicação da reforma e ampliação, solicitadas pela comunidade, foram apresentadas na reunião de pais, através da planta baixa fornecida pela Secretaria de Planejamento, para aprovação ou não dos solicitantes. Foi aprovada a proposta da Secretaria e, a comunidade está no aguardo do início dos trabalhos.
            E outros itens, como a ineficiência da comunicação interna, não constam os custos, pois a realização destas ações aguarda a reforma do espaço escolar e da construção do muro para minimizar a invasão de vândalos, que comprometem o espaço interno da escola.

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