quinta-feira, 17 de maio de 2012

ATPV-10 - tarefa do Curso de Gestores - UFSCar



UNIVERSIDADE DE SÃO CARLOS - UFSCar

CURSISTA: TERESINHA DE FÁTIMA DE CASTRO

PÓLO: BARRETOS

ORIENTADORA: FABIANA RODRIGUES DE SOUSA

 TAREFA: ATPV-10

                      

        

                          Com as mudanças sofridas pelo Sistema de Ensino e pela escola como instituição de Ensino, no decorrer das últimas décadas, a participação das famílias e comunidade escolar vem se tornando fundamental para o processo educacional exigido pela sociedade moderna.

                          A escola vem se posicionando de forma mais democrática, abrindo portas e oportunidades para a comunidade tornar-se mais presente e participativa nas decisões a serem tomadas para o bem comum.

                        E, essa abertura se torna mais efetiva com a atuação do Conselho de Escola (CE) procurando garantir uma gestão mais democrática e clara e, desta forma buscar cumprir também o direito à uma educação de qualidade fundamentada do Projeto Político Pedagógico (PPP), que engloba as metas, ações e objetivos da Unidade Escolar (UE).

                       Com o objetivo de planejar e construir um documento eficaz que fundamente todo o trabalho a ser desenvolvido pela escola , o PPP da Escola Municipal de Educação Básica"Frei Lauro de Carvalho Borges" vem desde o ano de 2011 e seguindo as orientações do curso de gestores oferecido pela UFSCar, apresentar à comunidade uma escola que atenda as necessidades da demanda atendida baseada numa gestão mais democrática.

                        Iniciamos a avaliação do PPP anterior, análise e reconstrução do documento divulgando a importância do CE, atribuições e funções dos colegiados e a responsabilidade da comunidade escolar no processo de construção.

                        Foi apresentado em reunião com o CE e demais segmentos da escola os aspectos a serem avaliados, tais como: atuação da equipe gestora, prática pedagógica e a aprendizagem, regras de disciplina, sinergia entre a equipe escolar e famílias dos alunos e comunidade local, atendimento diferenciado aos alunos com defasagem de aprendizagem, socialização e integração dos alunos com necessidades especiais.

                       Para as famílias foi encaminhado um questionário com o objetivo de diagnosticar a opinião das mesmas sobre a escola nos aspectos mais relevantes para a aprendizagem dos alunos e organização geral da escola.

                       Para os funcionários e equipe docente também foi elaborado o questionário como diagnóstico do trabalho desenvolvido e funcionamento geral da escola.

                      Diante dos resultados verificou-se que os pais apresentam boas expectativas em relação à escola e acreditam na proposta pedagógica oferecida aos alunos. Foi também positivo o resultado obtido nos questionamentos realizados junto à equipe escolar.

                      Os pontos fracos também foram apontados e, em sua maioria, a solução dos mesmos não são de autonomia da escola ou da própria gestão. Essa situação foi comunicada e compreendida pelos pais, uma vez que dependem de liberações superiores, como: construção do muro no entorno da escola, ampliação do número de salas para melhor desenvolvimento dos projetos e programas realizados na escola, inversão da mão do trânsito na rua frontal à escola para maior segurança no embarque e desembarque dos alunos. Todos os recursos solicitados já foram encaminhados às secretarias correspondentes e estamos no aguardo das devidas providências.

                     Outro ponto a ser focado é a participação mais efetiva dos responsáveis pelas crianças no processo de aprendizagem. Nos eventos e reuniões bimestrais a presença dos mesmos é bastante significativa, o que não garante a cooperação na aprendizagem.

                    Todos os aspectos já citados foram expostos ao colegiado e em reuniões com os demais pais da comunidade, mas percebe-se a necessidade da constituição de um Conselho Escolar mais participativo e atuante junto às carências da escola.

                    Da mesma forma, é preciso a construção de propostas de ações que realmente garantam e contribuam para uma educação de mais qualidade, melhor organização na pauta dos assuntos a serem discutidos ou analisados e meios para o convencimento para uma participação, também de qualidade por parte dos colegiados e uma frequência satisfatória.

                    As reuniões do CE ainda não são o que esperamos, tanto no número quanto na contribuição junto às decisões, quando poucos opinam sobre o assunto discutido ou proposto.

                    Algumas ações já foram realizadas no sentido de tornar os encontros mais dinâmicos e com maior número de participantes, a saber: na primeira reunião de pais foi feita a proposta de que cada sala elegesse um representante do grupo para que este fosse o multiplicador das decisões da escola para seus representados e garantissem sua participação nos órgãos da escola, APM e CE.

                    A construção do PPP também deverá contar com esses representantes para que, junto com a equipe escolar, elabore um documento que realmente atenda as necessidades da escola, avaliando questões como a escola que temos e o que fazer para conseguirmos a escola que queremos, que ações serão necessárias para atingir esse objetivo.

                    O CE e o PPP são quesitos importantes para que, coletivamente, possamos garantir uma melhor qualidade na Educação. Pequenos avanços já aconteceram mas a expectativa é grande quanto à maior participação da comunidade escolar e local nas decisões da escola.

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário